4 passos para ter uma vida mais saudável - NutriVita

O desejo de ter uma vida mais saudável pode surgir a qualquer momento por variados motivos, sendo o principal deles, o combate a alguma doença. O que é uma pena, já que ter hábitos saudáveis permite que o corpo funcione normalmente, fazendo com que encaremos o dia a dia muito mais dispostos e evitemos o desenvolvimento de enfermidades.

 

Mas, independentemente do motivo, o importante é desenvolver esses hábitos. Não importa a idade! Para te ajudar nesse processo, separamos quatro passos que te ajudarão a ter uma vida mais saudável. Confira!

 

 

1 – Tenha uma dieta rica em bons nutrientes

Não poderíamos falar de uma vida mais saudável sem falar sobre alimentação. Ela é o passo mais importante e a base para todos os outros que citaremos nesse artigo. Afinal de contas, de nada adiantará os exercícios físicos se a sua dieta diária se resume a fast food.

Então, analise suas refeições e descubra quais alimentos as constituem. Será que são carboidratos e frituras? Ou industrializados e congelados? Se a sua resposta for sim para um desses grupos, então precisará repensá-las.

Não estamos dizendo que você deve eliminá-los da sua vida. Não é isso! Mas para ter uma vida saudável é preciso diminuir a ingestão desses alimentos, pois a maioria deles são compostos por ingredientes que não oferecem nenhum benefício para a saúde.

Uma vida saudável exige uma alimentação com nutrientes que farão todos os sistemas (imunológico, respiratório, circulatório, cardiovascular, digestivo, etc.) funcionarem corretamente.  Ferro, cálcio, potássio e vitaminas são alguns desses nutrientes.

Além de escolher cuidadosamente os alimentos presentes em sua dieta, é preciso ter atenção à quantidade ingerida. O recomendável é que ela seja equilibrada, ou seja, tenha um pouco de todos os grupos alimentos. Regimes que favorecem determinados grupos, são indicadas apenas para pessoas que estão em busca de um objetivo, seja perder peso ou ganhar massa muscular.

2 – Beba água

Você sabia que as células do corpo humano, ao fim do metabolismo, liberam excretos altamente tóxicos? E que o nosso sistema não absorve todas as substâncias presentes nos alimentos que ingerimos?

É por esse motivo que beber água é muito importante. Esse líquido ajuda o organismo a eliminar todas as “sobras” que, em excesso, podem acabar danificando as células e desequilibrando os processos metabólicos.

Existem alguns sintomas que podem indicar que o seu corpo não está conseguindo eliminar as toxinas que ele produz/ingere, como problemas de pele, dores de cabeça, baixo nível de energia e problemas intestinais. Fique atento a eles!

3 – Praticar exercício

Após atualizar a sua dieta e incluir a ingestão de água em sua rotina, é preciso começar a prática de algum exercício físico. Ao contrário do que muitos acreditam, não é preciso estar em uma situação específica, como querer perder peso, para iniciar alguma atividade física.

Entre os benefícios, físicos e mentais, desse hábito estão tonificação dos músculos, melhora na circulação e nas funções cardíacas, redução do estresse, melhora também da concentração e da qualidade de sono.

Mas, ao contrário do que dizem por aí, é preciso dedicar tempo na prática do exercício físico. Não vale trocar uma caminhada diária, de no mínimo 30 minutos, por subir uma escada de vez em quando. Os benefícios citados acima, só aparecerão com o tempo.

Ou seja, é preciso ter força de vontade e paciência. A dica para que esse processo não seja tortuoso é realizar uma atividade que te dê prazer. Dessa forma, ela será facilmente incorporada a sua rotina.

4 – Coloque-se em primeiro lugar

Uma vida saudável não engloba apenas a saúde física. Emocional e psicológico também estão inclusos nessa expressão e não podem ser deixados de lado.  Afinal de contas, o ser humano é a junção desses três. Por isso, não ignore a sua saúde mental.

Atualmente existem opções de atividades de diferentes naturezas que podem lhe ajudar a cuidar dessa parte do seu ser. E, às vezes, não é preciso necessariamente realizar uma atividade, mas apenas ter um momento do dia ou da semana realizando aquilo que gosta. Assistindo um filme, indo em uma balada com os amigos, dirigindo pelas ruas ou ir na academia.

Cuidar das pessoas que estão ao seu redor também é muito importante para a sua saúde mental. Pessoas negativas podem afetá-lo profundamente, fazendo-o desenvolver doenças e hábitos não saudáveis.

Conclusão

Em nossa rotina diária, onde temos que lidar com trabalho, contas para pagar, família, amigos, etc, parece ser difícil manter uma vida saudável, não é mesmo? Mas esperamos que esses quatro passos tenham mostrado que não é bem assim.

Atualmente é possível encontrar no mercado empresas que vendem marmitas saudáveis, ou seja, não há desculpas para não almoçar bem. Para os pequenos lanches realizados entre uma refeição e outra, abuse das frutas e sucos naturais. Aproveite as frutas da época, que geralmente são mais baratas. E não se esqueça da garrafinha com água, ok?!

Inclua em sua rotina a prática de alguma atividade física que você goste. Pode ser corrida, skate ou luta. O importante é que seja um momento agradável do seu dia! Além de te ajudar a manter o corpo em forma, a atividade física fará que seu organismo funcione melhor.

E por fim, cuide de sua saúde mental fazendo algo que vá te ajudar a lidar com o estresse do dia a dia. Consulte um psicólogo, passeie com o seu cachorro ou beba uma cerveja com os amigos. Seja o que for! Só gaste um pouco de seu tempo, não tendo que se preocupar com nada. 

Esperamos que tenha gostado desse artigo e que você tenha se sentido inspirado a mudar os seus hábitos.

Conhece alguém que quer ou precisa ter uma vida mais saudável? Compartilhe esse artigo com ele.

Alimentação saudávelSaúdeVida saudável

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.